Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro
Ronald Levinsohn era também um apaixonado pela educação e cultura. Isso se manifestou através da fundação da UniverCidade (Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro), instituição de ensino superior que, em 20 anos, se tornou uma das três principais escolas privadas do Rio de Janeiro. A instituição começou , em 1982, como Faculdade da Cidade e chegou a ter 35 mil alunos.
Ofereceu cursos de Administração, Biologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Dança, Desenho Industrial (Programação Visual e Projeto de Produto), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia (de Produção, Ambiental e de Telecomunicações), Fisioterapia, Hotelaria, Letras, Marketing, Pedagogia, Relações internacionais, Sistemas de Informação, Teatro, Artes Cênicas, Tecnologia em Redes de Computadores, Turismo.
A UniverCidade desenvolveu projetos relevantes que até hoje são lembrados, como: o canal TV UniverCidade, que conta com o programa Vida Vivida e que até hoje registra um alto número de visualizações; o projeto de Abraçar a Lagoa, o Meninos de Luz, Nação Magueirense, Trilha da Catacumba, Borboletário, Rio dos Macacos, Manguezário, ReciclaCidade. E, ainda, forneceu centenas de bolsas de estudo para alunos de baixa renda.
Em 2012, a UniverCidade foi transferida para a mantenedora Galileo Educacional, que também era mantenedora da Universidade Gama Filho. Problemas na nova gestão levaram as duas instituições a serem descredenciadas pelo MEC, em janeiro de 2014. Os alunos foram realocados para outras instituições, assegurando o direito dos estudantes de concluírem os seus cursos.